Narrar é contar uma história e para tanto teremos personagens, cenários, enredo, etc. A narrativa pode ser de ficção ou não-ficção. Dentre as narrativas de ficção temos o romance, o conto e a novela. Narrador e escritor são pessoas diferentes.
“Quem narra não é quem escreve. Quem escreve não é quem é.”
Roland Barthes
Dependendo do posicionamento adotado pelo narrador no universo do texto, temos que este pode se apresentar:
1ª pessoa: - eu protagonista
- eu testemunha
3ª pessoa: - narrador onisciente múltiplo
- narrador onisciente seletivo
- narrador neutro
- EU PROTAGONISTA: o narrador é a personagem principal da história. Todos os acontecimentos giram em torno de si mesmo, e por isso a narrativa é a mais impregnada de subjetividade. O leitor é induzido a compartilhar dos sentimentos de satisfação ou insatisfação vividos pela personagem, o que dificulta ainda mais a visão geral da história.
- EU TESTEMUNHA: É uma das personagens que vivem a história contada, mas não é a personagem principal. Também registra os acontecimentos sob uma ótica individual, mas como é personagem secundário da trama não há uma sobrecarga de emoções na narração.
- NARRADOR ONISCIENTE: É aquele que sabe de tudo. Há vários tipos de narrador onisciente, mas podemos dizer que são chamados assim porque conhecem todos os aspectos da história e de seus personagens. Pode por exemplo descrever sentimentos e pensamentos das personagens, assim como pode descrever coisas que acontecem em dois locais ao mesmo tempo.
- NARRADOR ONISCIENTE SELETIVO: Narra os fatos sempre com a preocupação de relatar opiniões, pensamentos e impressões de uma ou mais personagens, influenciando assim o leitor a se posicionar a favor ou contra eles.Tem o foco narrativo em num dado personagem que é quem vê a história narrada.
- NARRADOR ONISCIENTE MÚLTIPLO: não tem foco narrativo fixo mas oscilante; ele "pode tudo".
- NARRADOR NEUTRO: Relata os fatos e descreve as personagens, mas não influencia o leitor com observações ou opiniões a respeito das personagens. Fala somente dos fatos indispensáveis para a boa compreensão da narrativa.
- NARRADOR OBSERVADOR: é o que presencia a história, mas ao contrário do onisciente não tem a visão de tudo, mas apenas de um ângulo. Comporta-se como uma testemunha dos fatos relatados, mas não faz parte de nenhum deles, e a sua única atitude é a de reproduzir as ações que enxerga a partir do seu ângulo de visão. Não participa das ações nem tem conhecimento a respeito da vida, pensamentos, sentimentos ou personalidade das personagens).
Nenhum comentário:
Postar um comentário